Inspetoria Salesiana de Porto Alegre

Instituída em 1958, a Inspetoria Salesiana Pio X nasceu, oficialmente, a partir da instalação do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul (SC). Anteriormente, a Casa de Rio Grande era administrada pela Inspetoria São José do Uruguai e Paraguai e, anos mais tarde, pela Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo.

É formada pelos núcleos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tendo cada uma delas, uma história particular:

Rio Grande do Sul

Na época em que integrava a Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (SP), no início da década de 1990, a Casa de Rio Grande dedicava-se à acolhida de crianças órfãs e dos filhos dos operários. 

No município de Bagé, a missão dos religiosos Salesianos esteve dedicada ao cuidado com os filhos de fazendeiros e o povo em geral. 

A capital Porto Alegre foi contemplada em 1946, com uma Casa, por meio da iniciativa do Padre José Massimi. Em Santa Rosa, no ano de 1959, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus assumiu o trabalho de um ginásio católico masculino, com a proposta de aproximar os jovens da vocação.

A partir de 1963, com a instalação do Novo Lar de Menores de Viamão, os Salesianos iniciaram um projeto ainda mais estruturado em favor dos menores abandonados.

Já em 1971, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco foi aceita na cidade de Santa Rosa, permitindo que o trabalho fosse ampliado, também, para o setor da educação.

Santa Catarina

A chegada dos Salesianos ao Estado já foi inspirada por uma missão: cessar os intensos conflitos entre a população, composta na maioria por italianos, alemães e poloneses. Isso, pois, neste período, muitas paróquias foram fundadas, desta forma, os Salesianos foram contemplados com a administração de uma Paróquia na cidade de Ascurra, em 1916.

O território paroquial compreendia os municípios de Ascurra, Luiz Alves, Novos Breslau, Rio dos Cedros, Rio do Sul e Rio do Oeste, e todos eram administrados pelos Salesianos.

Na Casa Paroquial de Ascurra funcionava uma escola elementar externa e um abrigo para os aspirantes vindos de outras paróquias. 

Devido a algumas dificuldades, anos depois, as paróquias de Nova Breslau, Rio do Oeste e Luiz Alves foram cedidas a outros religiosos. 

Os Salesianos instituíram novas obras no Estado em 1956 e 1961, nas cidades de Itajaí e Joinville, respectivamente.

Paraná

Foi para atender ao pedido do então Arcebispo de Curitiba, Dom Emanuel da Silveira D’Elboux, que em 1958, Salesianos chegaram ao Paraná. A intenção do Prelado era que os religiosos assumissem as atividades na Vila Guaíra de Curitiba, bairro periférico da capital.  

A década de 1960 ficou marcada como um período de fundações. Em 1964, foram destinados aos Salesianos os trabalhos da Paróquia São Cristóvão. No local, um ginásio foi construído apenas três anos depois. 

Em 1966, os Salesianos trabalharam na construção do Colégio Josefino e no atendimento pastoral da região da Vila Marina. Quatro anos mais tarde, foi criada a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e, em 1974, é transferida para o Paraná – mais precisamente em Ponta Grossa – a primeira série do aspirantado de Ascurra (SC). 

À época, a Inspetoria assumiu, também, a missão pastoral de mais uma paróquia e um centro juvenil nas periferias de Guarapuava.

 

(Com informações de: Inspetoria Salesiana  Pio X)