Os Salesianos

Os Salesianos de Dom Bosco são oficialmente conhecidos como a Companhia de São Francisco de Sales, reconhecidos na Igreja como um instituto religioso clerical de direito pontifício, dedicado às obras apostólicas.  Trata-se de uma congregação religiosa masculina dedicada à atividade apostólica e missionária e às muitas obras que a caridade cristã suscitou, sobretudo, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e abandonados.

Abertos aos valores culturais dos países em que trabalham, procuram entendê-los e acolhê-los para incorporar neles, a mensagem evangélica. As necessidades dos jovens e dos círculos populares, a vontade de agir com a Igreja e, em seu nome, movem e orientam a ação pastoral para o advento de um mundo mais justo e mais fraterno em Cristo.

Fundada pelo educador italiano San Giovanni Bosco em 18 de dezembro de 1859, a obra conta com cerca de 14.486 salesianos e está presente em cerca de 130 países, com mais de 33 grupos da Família Salesiana, dos quais se destacam as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Associação de Maria Auxiliadora entre outros.

No Brasil, o primeiro contato com os Salesianos ocorreu em 1875, quando a chamada 1º Expedição Missionária, enviada por Dom Bosco à Argentina, passou pela cidade do Rio de Janeiro, Capital do Império do Brasil.

Atendendo ao pedido de Dom Bosco, em 1882, o Padre Luís Lasagna viaja para o Brasil, para começar as tratativas de instalação do que viria a se tornar a primeira casa salesiana em terras brasileiras. Em uma carta datada de 24 de novembro 1882, o Padre Luís Lasagna relata o interesse por parte do imperador Dom Pedro II em ter os salesianos em terras brasileiras:

“O próprio Imperador Dom Pedro II.º, monarca sábio e activissimo como nenhum, dignou-se admitir–me em audiência  particular no seu palácio de Petrópolis, no dia de Pentecostes, e se entreteve comigo por muito tempo em familiar conversação, a informar-se minuciosamente sobre os salesianos (…) depois de bem informado, sumamente satisfeito, exprimiu o desejo de ver brevemente transplantada nossa Instituição para o vasto Império , prometendo-nos a sua augusta proteção e despedindo-me com maior benevolência e cortesia” 

A primeira casa salesiana no Brasil foi inaugurada no bairro de Santa Rosa em 14 de julho de 1883, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Os sete Salesianos que chefiavam a missão com Padre Luís Lasagna, chegaram à cidade no vapor Orenoque e desembarcaram no cais Pharoux.

Em São Paulo, as intenções para a instalação de uma casa salesiana já ocorriam desde o final do ano de 1882, sendo encabeçada pelos Irmãos Vicentinos  e  Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. O Bispo dirigiu-se ao padre Luís Lasagna pedindo a vinda dos Salesianos para oficiarem a Igreja em construção, em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus e a fundação de um Liceu de Artes, Ofícios e Comércio. Em 1883, ao visitar a cidade, declarou o interesse em tomar conta das duas obras – Igreja e Colégio – e, após acordo de todos e os envolvidos, Padre Luís Lasagna disponibilizou uma fotografia do colégio de Lanzo, na Itália, para que servisse de modelo.

Parte da Igreja foi inaugurada em 1884, no dia 24 de junho, data de lançamento de aniversário e da primeira pedra fundamental. Logo após a inauguração, Padre Luís Lasagna escreveu para Dom Bosco, entre muitas coisas, disse que já estava vendo enormes multidões de alunos a encherem o vasto templo.

Em 5 de junho de 1885, os Padres Miguel Borghino, então Diretor do Colégio Santa Rosa, Lourenço Giordano e o Coadjutor João Bologna chegaram a São Paulo, para tomarem posse do colégio paulista, o então Liceu de Artes, Ofícios e Comércio. 

Em 1886, iniciaram as atividades do colégio. No dia 29 de junho, ingressam os dois primeiros alunos internos, ao fim do ano, já eram 24. 

Ainda em 1886, o Liceu recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, que percorreram as dependências do colégio  e se mostraram bastante interessados pelo progresso do mesmo. 

Nos anos seguintes os salesianos estabeleceram suas residências em:

Lorena-SP (1890 e 1897), 

Mato Grosso (1894), 

Cachoeira do Campo  – MG (1896), 

Campinas SP – (1897), 

Caxipó da Ponte – MT (1897)

Corumbá – MT (1899)

Salvador – BA (1900)

Jaboatão dos Guararapes (1900)

Rio Grande – RS (1901), 

Araras – SP  (1901),

Meruri – MT (1901)

Tebaída e Aracaju – SE (1902)