MUSEU DA OBRA SALESIANA NO BRASIL

O Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) dedica-se as questões da salvaguarda da história e memória do Colégio Liceu coração de Jesus, bem como, do trabalho realizado pela Congregação Salesiana na cidade de São Paulo e no Brasil.

A programação do MOSB contempla exposições, de longa e curta duração, além da realização de palestras e cursos de extensão, em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, que contribuem para contextualizar a vocação do museu para assuntos relacionados as áreas das artes sacras, indumentários religiosos, dentre outros temas que permeiam o acervo da instituição.

O museu possui uma mostra de longa duração: II Mostra Sobre Dom Bosco: a utopia e a realidade na missão Salesiana, na qual são apresentados traços do carisma salesiano, na formação da Inspetoria de São Paulo e, também, o trabalho missionário realizado em diversas regiões do Brasil. Dividida em cinco blocos (O Grande Mestre, As Missões, Liturgia, Gabinete de Curiosidades e Educação), a amostra tem a preocupação de apresentar o pioneirismo dos primeiros Salesianos, seja nas missões junto a povos indígenas, ou com religiosos e educadores voltados para a população mais carente, que crescia na cidade de São Paulo no final do século XIX, com a libertação dos escravos e chegada dos imigrantes europeus.

Já a mostra de curta duração: “As faces de Nossa Senhora pelo Mundo”, reuni mais de 160 imagens, confirmando a pluralidade dos títulos conferidos a Nossa Senhora e sua representação pelas diversas culturas ao redor do mundo.

Na versão digital, o MOSB disponibiliza ao público, por meio da plataforma Google Arts & Culture, duas mostras virtuais. A primeira, composta por imagens do seu arquivo fotográfico, que narra a história dos 135 anos da instituição Salesiana na cidade de São Paulo. A segunda é formada com fotos do seu acervo de geologia, que presenta a diversidade existente em nosso planeta.

O museu também conta com um tour 360º, no qual o visitante conhece as exposições em cartaz no museu, e parte do seu acervo museológico.

Ao longo dos anos, o MOSB investiu em atividades de extensão educacional, voltados para os profissionais da área da museologia e público geral, cursos e palestras, sempre dialogando com a diversidade existente em seu acervo.

Essas ações possibilitaram um notável crescimento na agenda de atividades do museu, resultando em um crescimento no público acolhido, tanto presencial como virtualmente.

História do Museu da Obra Salesiana no Brasil

Fundado em 1885, no bairro dos Campos Elíseos, os Salesianos edificaram o Lyceu de Artes, Ofícios e Comércio, hoje, mais conhecido como Liceu Coração de Jesus. É nesse prédio imponente projetado pelo arquiteto italiano Domenico Delpiano (SDB), que podemos visitar o Museu da Obra Salesiana (MOSB), dedicado a contar um pouco mais dessa história, por vezes desconhecida.

A partir de pesquisas realizadas no acervo fotográfico, concluiu-se que, desde o final do século XIX, já existia um museu no colégio. Fotografias mostram pequenas exposições feitas pelos alunos e um vasto mobiliário com objetos voltados para ciências naturais. Sob o nome de Museu da história dos Salesianos no Brasil, os padres José Geraldo de Souza (SDB) e Mario Quilici (SDB) contribuíram para formar, o que é hoje, a coleção do Museu.

Em 2008, após readequação e organização do espaço, a pedido do então coordenador Padre Mário, o museu é oficialmente instituído e recebe o nome de Museu da Obra Salesiana no Brasil. Possui um acervo hibrido, com mais de 30 mil itens, nos quais se destacam as coleções de Indumentárias do século XIX, Objetos Sacros e um variado Acervo de Zoologia com aninais da fauna brasileira, coletados ao longo dos 135 anos de história do colégio Liceu coração de Jesus.