Inspetoria Salesiana de São Paulo

Fundada em 1883, a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora teve como primeira sede o Colégio de Villa Colon, Motevidéu, no Uruguai. Apenas em 1893, foi contemplado com o Ginásio São Joaquim em Lorena (SP), e com a separação do Uruguai, em 1908, o Liceu Coração de Jesus (SP), no bairro de Campos Elísios, passou a ser a casa inspetorial.

Atualmente, a Inspetoria é formada por 19 comunidades religiosas salesianas canonicamente erigidas que atuam no Estado de São Paulo. Os Salesianos que aqui atuam, dedicam-se aos trabalhos realizados nas obras sociais, escolas, instituições de ensino superior, paróquias e casas de formação nas cidades paulistas de Americana, Araraquara, Araras, Campinas, Campos do Jordão, Cruzeiro, Guarujá, Lorena, Pindamonhangaba, Piracicaba, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Dela, surgiram duas novas inspetorias: a Inspetoria Salesiana São João Bosco, em Belo Horizonte (MG), fundada em 11 de dezembro de 1947, e a Inspetoria Salesiana São Pio X, em Porto Alegre (RS), em 31 de janeiro de 1963.

É uma das seis inspetorias que compõem a CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil). Com as Filhas de Maria Auxiliadora, forma a Rede Salesiana Brasil, atuando nas frentes de Escolas, Ação Social, Comunicação Social, Pastoral Juvenil e Ensino Superior.