Inspetoria Salesiana de Manaus

A missão Salesiana na Amazônia começou a ser sonhada em 1908, quando Dom Frederico Costa visitou o território indígena Alto Rio Negro. 

Dois anos mais tarde, em 1910, foi criada a Prefeitura Apostólica do Rio Negro, que a partir de 1914, foi confiada aos Salesianos.

Os padres, João Bálzola e José Solari e o Salesiano Coadjutor, José Canudo foram os primeiros a chegarem à sede da nova missão em São Gabriel da Cachoeira, no ano de 1915.

Entre os fatos históricos da missão Salesiana no território, destacam-se: a Fundação do Colégio Dom Bosco de Manaus, em 1921; A Prefeitura Apostólica passa a ser Prelazia do Rio Negro, em 1925; O início da primeira comunidade canônica em Porto Velho, em 1927, e a Inauguração do Colégio Nossa Senhora do Carmo, em 1930.

Presentes nas arquidioceses de Manaus, Belém e Porto Velho, e nas dioceses de São Gabriel da Cachoeira, Humaitá e Ji-Paraná, os Salesianos trabalham pela evangelização do povo amazonense, carente de padres e religiosos, por meio das missões indígenas e administração de paróquias,  oratórios, obras sociais voltadas às crianças e jovens vulneráveis, colégios particulares, aspirantados e escolas conveniadas, inclusive em áreas indígenas.

 

(Com informações de Inspetoria Salesiana de Manaus)