Inspetoria Salesiana de Campo Grande

A chegada de religiosos Salesianos no Centro-Oeste brasileiro aconteceu em 18 de junho de 1894, quando desembarcaram na capital mato-grossense, cinco jovens missionários que iniciaram as atividades na Paróquia São Gonçalo do Porto, sob a assessoria de Dom Luís Lasagna.

No mesmo ano, o Padre Antônio Malan foi escolhido para integrar o grupo que constituiria a missão salesiana no Estado. 

Com a morte de Dom Luiz Lasagna, em 1895, vítima de um acidente ferroviário, o Sacerdote assumiu a coordenação dos trabalhos e se tornou o primeiro Inspetor da Missão Salesiana em Mato Grosso.

Padre Malan foi o responsável pela fundação de colégios em Cuiabá e Corumbá, e missões do Sagrado Coração do Rio Barreiro, da Imaculada no Rio das Garças e de São José no Sangradouro.

No fim de 1894, os Salesianos inauguraram um projeto educativo no Colégio São Gonçalo, em Cuiabá. Um ano depois, com a chegada das Filhas de Maria Auxiliadora, passam a se dedicar também ao cuidado dos índios Bororo, que residiam às margens do Rio São Lourenço, na Colônia Teresa Cristina (MT).

Uma banda musical foi formada por essa tribo indígena e, em 1908, o grupo participou das comemorações do centenário de abertura dos portos às nações amigas do Rio de Janeiro promovidas pelo Governo Federal. 

Nos anos de 1920, 1934 e 1976, quatro padres Salesianos são assassinados durante o trabalho missionário: José Thannhuber, João Fuchs, Pedro Sacilotti e Rodolfo Lunkenbein. 

Na celebração do centenário da Inspetoria, em 1994, foi inaugurada a Casa do Sonho, em Chapada dos Guimarães. O evento contou com a presença do sétimo Reitor-Mor, Padre Egídio Viganó.

(Com informações de: Inspetoria Salesiana de Campo Grande)